O objectivo das diretrizes (ou guidelines) é apresentar todas as evidências relevantes sobre um tema clínico em particular, a fim de ajudar os médicos a avaliar os benefícios e os riscos de um procedimento diagnóstico ou terapêutico. Elas podem ser úteis na tomada de decisão clínica diária.
Introdução
A malária é causada pelo parasita Plasmodium e é transmitida por mosquitos pelas fêmeas Anopheles. Existem cinco tipos diferentes de parasitas que infectam humanos: P. falciparum, P. vivax, P. ovale, P. malariae e P. knowlesi. Destes, P. falciparum e P. vivax são os mais prevalentes, e P. falciparum produz quadros mais graves, com as maiores taxas de complicações e mortalidade. Esta forma mortal de malária é um problema de saúde pública grave na maioria dos países da África sub-saariana.
A OMS estima que 198 milhões de casos de malária ocorreram em todo o mundo em 2013 e cerca de 584 000 pessoas morreram da doença (intervalo de incerteza: 367 000-755 000), a maioria crianças com menos de cinco anos de idade em África sub-saharana.
Diretrizes
NOTA: os arquivos estão disponíveis em PDF, você precisará de um leitor de pdf. Podes Baixar Adobe Reader aqui.
As principais diretrizes sobre o tema
Americanas
2012 – Treatment of Malaria
Brasileiras
Europeias
OMS
2015 – WHO Guidelines for the Treatment of Malaria 3rd Edition
2012 – Single dose Primaquine as a gametocytocide in Plasmodium falciparum malaria
Outras diretrizes
Nenhuma outra encontrada no sistema
Uma diretriz importante falta nesta lista? Nos informe qual ou envie-no através do Formulário