Esta secção tem como objectivo apresentar, de forma clara, objectiva e mais didática possível, as bases da electrocardiografia.
Introdução
Mais de 1 século desde a sua descoberta, a eletrocardiografia continua sendo uma importante fonte de informação de várias condições clínicas. Mesmo com o advento de métodos de diagnósticos mais avançados e mais caros, a sua relevância clínica não diminuiu. Pelo contrário, sua aplicação clínica continua em expansão, e atualmente é o meio diagnóstico mais utilizado na prática médica. No ambiente hospitalar, é usado rotineiramente para monitorização de pacientes cardíacos e não-cardíacos, especialmente em unidades de cuidados intensivos (UCI) e durante a realização de vários procedimentos. Desta forma, o conhecimento do eletrocardiograma (ECG) é fundamental para todos os médicos e outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pacientes.
Esta série de artigos está propositalmente estruturado para ajudar iniciantes em eletrocardiografia, incluindo estudantes de medicina, enfermeiros e paramédicos, no conhecimento de aspetos básicos de eletrocardiografia. Também é dirigido para internos, residentes, médicos assistentes, anestesistas e cardiologistas clínicos.
[quote font=”helvetica” font_size=”16″ font_style=”italic” bcolor=”#dd3333″ align=”none”]O conhecimento do eletrocardiograma (ECG) é fundamental para todos os médicos e outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pacientes.[/quote]
Vamos começar por conhecer a anatomia e fisiologia do coração e o sistema de condução. Depois veremos o sistema de obtenção do traçado eletrocardiográfico. Por fim vamos estudar as diferentes alterações estruturais e funcionais do coração, que podem ser detetadas por meio do ECG.
Todo conteúdo está separado em secções. Cada secção inclui:
- Alteração funcional e estrutural
- Características eletrocardiográficas da alteração
- Causas
- Sintomas
- Tratamento
- Diretrizes específicas (quando disponíveis)
Iremos incluir diversos traçados eletrocardiográficos para ajudar no nosso estudo. No final apresentamos perguntas avaliação.
Diretrizes
Referências