Esta secção tem como objectivo apresentar, de forma clara, objectiva e mais didática possível, as bases da electrocardiografia.

Introdução

Mais de 1 século desde a sua descoberta, a eletrocardiografia continua sendo uma importante fonte de informação de várias condições clínicas. Mesmo com o advento de métodos de diagnósticos mais avançados e mais caros, a sua relevância clínica não diminuiu. Pelo contrário, sua aplicação clínica continua em expansão, e atualmente é o meio diagnóstico mais utilizado na prática médica. No ambiente hospitalar, é usado rotineiramente para monitorização de pacientes cardíacos e não-cardíacos, especialmente em unidades de cuidados intensivos (UCI) e durante a realização de vários procedimentos. Desta forma, o conhecimento do eletrocardiograma (ECG) é fundamental para todos os médicos e outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pacientes.

Esta série de artigos está propositalmente estruturado para ajudar iniciantes em eletrocardiografia, incluindo estudantes de medicina, enfermeiros e paramédicos, no conhecimento de aspetos básicos de eletrocardiografia. Também é dirigido para internos, residentes, médicos assistentes, anestesistas e cardiologistas clínicos.

[quote font=”helvetica” font_size=”16″ font_style=”italic” bcolor=”#dd3333″ align=”none”]O conhecimento do eletrocardiograma (ECG) é fundamental para todos os médicos e outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pacientes.[/quote]

Vamos começar por conhecer a anatomia e fisiologia do coração e o sistema de condução. Depois veremos o sistema de obtenção do traçado eletrocardiográfico. Por fim vamos estudar as diferentes alterações estruturais e funcionais do coração, que podem ser detetadas por meio do ECG.

Todo conteúdo está separado em secções. Cada secção inclui:

  • Alteração funcional e estrutural
  • Características eletrocardiográficas da alteração
  • Causas
  • Sintomas
  • Tratamento
  • Diretrizes específicas (quando disponíveis)

Iremos incluir diversos traçados eletrocardiográficos para ajudar no nosso estudo. No final apresentamos perguntas avaliação.

Diretrizes

Empty section. Edit page to add content here.

Referências

Empty section. Edit page to add content here.

Copyright © 2014 - 2018. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade