A Síndrome Coronária Aguda

A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) é um termo utilizado para descrever uma série de doenças resultantes da redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. A síndrome coronária aguda inclui o infarto agudo do miocárdio (IAM) e a angina instável.

Síndrome Coronária Aguda
Paciente com Síndrome Coronária Aguda. Fonte: JAMA Networks

O infarto agudo do miocárdio acontece quando o fluxo sanguíneo para o coração é reduzido ou bloqueado em função de um coágulo formado sobre uma placa de gordura (aterosclerose). Essas placas de gordura se acumulam na parede dos vasos sanguíneos e ao se romperem levam à formação de um coágulo. O coágulo obstrui a passagem do sangue.

O infarto agudo do miocárdio pode ser com supradesnível ou elevação do segmento ST (quando a artéria coronária é totalmente bloqueada por um coágulo sanguíneo) ou sem supradesnível do segmento ST (quando um coágulo sanguíneo obstrui parcialmente uma artéria).

A angina instável acontece por redução do fluxo sanguíneo, porém sem morte celular. Deste ponto de vista, angina instável compartilha o mesmo mecanismo fisiopatológico com o infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST. As duas entidades clínicas são chamadas síndrome coronária aguda sem elevação de ST.

As diretrizes sobre síndrome coronária aguda

O objectivo das diretrizes (ou guidelines) é apresentar todas as evidências relevantes sobre um tema clínico em particular, a fim de ajudar os médicos a avaliar os benefícios e os riscos de um procedimento diagnóstico ou terapêutico. Elas podem ser úteis na tomada de decisão clínica diária.

NOTA: os arquivos estão disponíveis em PDF, você precisará de um leitor de pdf. Podes Baixar Adobe Reader aqui.

As principais diretrizes sobre o tema

OMS

Nenhuma encontrada

 

Outras diretrizes

Nenhuma encontrada

Uma diretriz importante falta nesta lista? Nos informe qual ou envie-no através do Formulário

Copyright © 2014 - 2018. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade