A A A

Delirium é Preditor Importante de Morbidade e Mortalidade em Pacientes Críticos em UTI Cardíaca – AHJ

Em estudo publicado no American Heart Journal (AHJ), o Dr. Eric Pauley e colegas sugerem que o delírium em pacientes críticos em Unidade de Cuidados Intensivos (UTI) cardíaca está associado à um pior desfecho (mortalidade).

O estudo foi publicado no American Heart Journal. Os autores do estudo objectivaram avaliar a associação entre delirium e desfechos clínicos (mortalidade e morbidade) em pacientes no contexto de uma UTI cardíaca. Foram avaliados 590 pacientes adultos, internados em uma UTI cardiológica, que apesentaram pelo menos um episódio de delirium, definido com confusão mental transitória associada à alterações orgânicas sistêmicas. Neste estudo, a prevalência de delirium foi de 20,3%. A incidência foi maior em idosos, em pacientes com doença grave, precisaram de um tempo maior de internamento (5 vs. 2 dias, p < 0,001) e apresentaram maior mortalidade (27% vs. 3%, p < 0,001) mesmo após ajuste para factores de confusão.

Delirium se refere a uma confusão mental aguda e importante fator diagnóstico de transtorno orgânico. Estima-se que nas práticas clínica e cirúrgica, o diagnóstico correto de delirium só é feito em cerca de 30% a 50% dos pacientes. Portanto é difícil avaliar a real prevalência do delirium.

Está associado à maior taxa de morbimortalidade, mais sinais de deterioração física, mais complicações pós-cirúrgicas, maiores taxas de admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), maior tempo de permanência hospitalar e maiores índices de institucionalização após a alta.

O delirium também já foi associado com antecedentes de hipertensão arterial e alcoolismo, maior pontuação APACHE II, e com efeitos clínicos de sedativos e analgésicos.

[tabs style=”h1″ ]

[tab title=”Referências” ]

  1. Ouimet, S., Kavanagh, B.P., Gottfried, S.B., Skrobik, Y. Incidence, risk factors, and consequences of ICU deliriumIntensive Care Med. 2007;33:66–73.
  2. MURRAY, A.M.; LEVKOFF, S.E.; WETLE, T.T – Acute delirium and functional decline in the hospitalized in the hospitalized elderly patient. J Gerontol 48:M181-186, 1993
    [/tab]
    [/tabs]
Especialidades: Cardiologia , Geriatria , Medicina Intensiva Palavras-chave: , , , , , ,

Copyright © 2014 - 2018. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade