A A A

Médicos angolanos terminam especialização em São Paulo, Brasil

Sessão de entrega do título de especialização de médicos da Clínica Multiperfil 2015

Sessão de entrega do título de especialização de médicos da Clínica Multiperfil, turma de 2015

O dia 22 de fevereiro ficará na memória de mais um grupo de médicos angolanos que concluíram especialização médica. O grupo de 12 médicos da Clínica Multiperfil inclui especialistas em cardiologia, ecocardiografia, nefrologia, ortopedia, patologia clínica, ressonância magnética e tomografia cardíacas, oftalmologia, anestesiologia, gastrenterologia e endoscopia.

O evento de entrega de certificados, que teve lugar num dos anfiteatros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, contou com ilustres figuras da Faculdade de Medicina da USP, da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), do Hospital das Clínicas da FMUSP, da Escola de Educação Permanente do HCFMUSP, além de renomados professores de vários departamentos. A Clínica Multiperfil, por sua vez, esteve representada ao mais alto nível pelo Dr. Manuel Dias dos Santos, Presidente do Conselho de Administração, que coordena o programa pela parte angolana.

No seu discurso, o Dr. Manuel Dias dos Santos agradeceu às instituições brasileiras pela parceria na formação dos profissionais angolanos e destacou o papel que estes médicos vão desempenhar na resolução de problemas de saúde na população angolana. Apelou igualmente, aos recém-especialistas, para a necessidade de exercerem suas actividades profissionais com zelo e ética.

Por seu lado, o Director da Faculdade de Medicina da USP, Prof. José Otávio Costa Auler Jr, destacou a importância da cooperação com Angola, pela necessidade de internacionalização da instituição que dirige. Na cerimonia foram homenageados docentes que de forma directa contribuíram a formação dos especialistas angolanos.

Homenagens à docentes na cerimonia de entrega de certificados de especialização de médicos angolanos

Homenagens à docentes na cerimonia de entrega de certificados de especialização de médicos angolanos

Ao tomar a palavra, o Dr. José Pereira Bravo falou em nome dos recém formados. Garantiu os recém-especialistas estão prontos para aplicar todo conhecimento e habilidades adquiridas para contribuir para o desenvolvimento do país.

Os médicos que agora terminam a especialização fazem parte de um Programa de Especialização de Médicos que a Clínica Multiperfil leva a cabo em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina, instituição que administra financeiramente o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O acompanhamento didático e pedagógico é feito pela Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP por meio do Programa de Cooperação Internacional de Capacitação para Profissionais da Saúde.

A formação que dura, em média, 3 anos inclui 1 ano de clínica médica e 2 ou mais anos de especialização propriamente dita. Durante o 1º ano de Estágio Básico, os médicos passam por vários estágios, incluindo, clínica médica (medicina interna), unidade de pronto-socorro (banco de urgência), unidades de cuidados intensivos, atendimentos ambulatórios, hospital de doenças infecciosas, etc. Antes sua ida para o Brasil os médicos devem exercer actividade médica na clínica durante 1 ano, período no qual são realizadas várias actividades formativas.

Durante o Estágio especializado, com duração entre 2 a 3 anos, os médicos recebem uma formação específica, nas várias especialidades médicas ou cirúrgicas.


Formatura da especialização de médicos angolanos da Clínica Multiperfil ocorrida em São Paulo, Brasil. No evento estiveram presentes membros da direcção da Fundação Faculdade de Medicina, do Hospital das Clínicas, da escola de Educação Permanente e da Clínica Multiperfil

Formatura da especialização de médicos angolanos da Clínica Multiperfil ocorrida em São Paulo, Brasil. No evento estiveram presentes membros da direcção da Fundação Faculdade de Medicina, do Hospital das Clínicas, da escola de Educação Permanente e da Clínica Multiperfil

O Programa de Cooperação Internacional para Capacitação de Profissionais da Saúde

O Programa de Cooperação Internacional destina-se a profissionais estrangeiros da área da saúde, graduados fora do Brasil, com ou sem experiência em sua área de atuação que tenham interesse em estágio no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP.

O estágio exige dedicação exclusiva em período integral e restrita ao HCFMUSP, não sendo permitida atuação fora do Complexo. As atividades serão realizadas sempre sob a supervisão do Corpo Clínico.

O estágio compreende um ano, denominado Estágio Básico, que se destina a uniformizar os conhecimentos básicos da área, seguido de período denominado Estágio Especializado, com duração e programa semelhante ao da Residência Médica.

O Programa de Cooperação Internacional para Capacitação de Profissionais da Saúde é administrado pelo Comitê Gestor, composto por representantes das seguintes ordens:

  • Diretoria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP
  • Diretoria Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP
  • Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP
  • Escola de Educação Permanente – EEP
  • Fundação Faculdade de Medicina – FFM

Fonte: EEP-HCFMUSP. Ver no site

Com este programa da Multiperfil já foram formados várias dezenas de especialista nas várias áreas médicas e cirúrgicas, a maioria dos quais já regressou ao país para, desta forma, contribuir para a melhoria do atendimento médico prestado às populações na clínica e no país como um todo.

Lembramos que a Clínica Girassol possui um programa de formação de especialistas nos mesmos moldes que os da Clínica Multiperfil.

Especialidades: Notícia Palavras-chave: , , , , ,

Copyright © 2014 - 2018. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade