A A A

HIV e Malária: Redução da Transferência Materno-fetal de Anticorpos Antimalaria em Gestantes Moçambicanas

Vários estudos sugerem que a infecção por malária e pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH, ou HIV, sigla em inglês) durante a gestação estão associadas à redução na transferência transplacentar de anticorpos, da mãe para o filho, contra vários microrganismos. Entretanto, não está claro o efeito destas doenças sobre a transferência de anticorpos contra o plasmonium.

Um estudo recente realizado em gestantes moçambicanas, publicado no Journal of Infectious Desease, sugere que estás infecções estão associadas à uma diminuição na transferência de anticorpos antimaláricos, da mãe para o filho através da placenta.

Ao todo foram avaliadas 187 gestantes de Moçambique. Os autores mediram o nível total de imunoglobulinas G (IgG), imunoglobulina M (IgM) e subtipos de IgG contra antígenos específicos do plasmonium, nomeadamente, o fragmento de 19-kDa da proteína 1 da superfície do merozoito (MSP119), o antígenos 175 de ligação ao eritrócito (EBA175), antigeno 1 da membrana apical (AMA1) e a lisate do parasita. A transferência de anticorpos através da placenta foi definida pela taxa cordão-para-mãe (TCM)  dos níveis de anticorpos.

Após análise, foi verificada associação da malária materna com a redução da TCM das IgG e IgG1 contra EBA175, contra AMA1, IgG1 contra lisate IgG3 contra MSP1, em todos os casos com significado estatístico. A mesma associação foi obtida no caso da infecção materna pelo HIV.

No entanto, não foi verificada associação da redução da TCM com aumento de desfechos adversos na gestação. Também não houve associação desta redução com risco de malária no primeiro ano de vida da criança.

Com tais resultados, os autores concluíram que a transferência, de anticorpos contra o plasmonium, da mãe para o filho através da placenta, é reduzida em gestantes infectadas por plasmonium ou HIV, apesar de tal redução não contribuir para o aumento da mortalidade infantil pela malária.

Leia o Artigo Original

Malaria and HIV Infection in Mozambican Pregnant Women Are Associated With Reduced Transfer of Antimalarial Antibodies to Their Newborns

Autores: Laura Moro, Azucena Bardají, Tacilta Nhampossa, Inacio Mandomando, Elisa Serra-Casas, Betuel Sigaúque, Pau Cisteró, Virander S. Chauhan, Chetan E. Chitnis, Jaume Ordi, Carlota Dobaño, Pedro L. Alonso, Clara Menéndez e Alfredo Mayor

Especialidades: Infectologia Palavras-chave: , , , ,

Copyright © 2014 - 2018. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade