A A A

Uso da Ceruloplasmina do Líquido Pleural na Diferenciação de Transudato e Exsudato

Autores: Girish K Shanthaveeranna1, Vinod G Thykadavil1, George A D’souza2
Fonte: Lung India • Vol 32 • Issue 1 • Jan- Feb 2015

Resumo

INTRODUÇÃO: Para avaliação diagnóstica de líquido nas cavidades, um dos primeiros passos é a diferenciação entre transudato e exsudato. Os critérios de Light é o mais utilizado para tal diferenciação, entretanto, em um número significativo de casos não é possível fazer tal diferenciação baseado apenas em tais critérios. As proteínas de fase aguda (PFA) estão presentes no plasma, com um aumento ou diminuição em cerca de 25% durante uma resposta inflamatória aguda. A ceruloplasmina (CP) é uma das proteínas que aumenta. Este estudo foi realizado com o objetivo de determinar o valor diagnóstico do nível da ceruloplasmina no líquido pleural (CPlp) e a sua razão com os níveis plasmáticos (rCPlp) para diferenciar o líquido pleural de exsudato e transudato, comparando com os critérios de Light.

MATERIAIS E MÉTODOS: Local: St John’s College Hospital, Bangalore. Estudo: Descritivo transversal. Pacientes com derrame pleural foram separados em transudato e exsudato por critérios definitivos. Os níveis de ceruloplasmina no LP, no soro e a razão entre os dois foram comparados com os critérios definitivos.

RESULTADOS: Os valores médios da ceruloplasmina no líquido pleural e a razão com a ceruloplasmina plasmática foram muito diferentes entre os dois grupos. A para níveis no LP ≥13.24 mg/dl, a sensibilidade e especifidade é de 89,7% e 83.3% respectivamente. Para a razão entre o nível do LP e o do plasma, valores ≥ 0.37 a sensibilidade e especificidade são de 91.4% e 83.3% respectivamente, os critérios de Light foram de 94.82% e 83.3% respectivamente. Os parâmetros são similares quanto ao valor preditivo positivo (VPP) com os critérios de Light tendo maior valor preditivo negativo (VPN) que os níveis no LP (45%) e a razão com os níveis plasmáticos (50%).

CONCLUSÕES: Os níveis de ceruloplasmina no líquido pleural e a sua razão com os níveis plasmáticos podem ser usados para diferenciar exsudato e transudato com VPP comparável aos critérios de Light.

Leia o Artigo original disponível aqui

Especialidades: Pneumologia Palavras-chave: , , , ,

Copyright © 2014 - 2018. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade