A A A

Comparação entre fentanil e midazolan com propofol para indução durante a inserção de máscara laríngea: Estudo

Fonte: Journal of Medical Society / Sep-Dec 2014 / Vol 28 | Issue 3

AUTORES: Sivaramakrishnan DhamotharanNongthombam Ratan SinghSanasam Sarat SinghMaisnam Brajagopal Singh

Department of Anesthesiology, Regional Institute of Medical Sciences, Imphal, Manipur, India

INTRODUÇÃO: Durante a inserção da máscara laríngea (ML) o propofol é muitas vezes é ineficaz. Para superar os problemas associados a ele, foram introduzidas uma série de medicamentos co-indução. O presente estudo foi realizado para comparar as condições de inserção com midazolam e fentanil co administrado com propofol por via intravenosa durante a indução da anestesia.

MATERIAIS E MÉTODOS: Este estudo prospectivo, duplo-cego, randomizado foi realizado em um hospital terciário de ensino de saúde em Imphal. Noventa pacientes ASA (Sociedade Americana de Anestesiologia) I e II com idade entre 18-60 anos foram divididos aleatoriamente em três grupos iguais e recebido por via intravenosa (IV) fentanil 2 mg/kg (Grupo I), midazolam 0,05mg/kg IV (Grupo II), e o grupo controlo recebeu soro fisiológico (Grupo III), seguido de indução com propofol, 2,5 mg / kg. A máscara laríngea foi inserida após 90 segundos. Foram observadas as condições de inserção e alterações hemodinâmicas. Os dados foram coletados e analisados com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) v.20.

RESULTADOS: Não houve diferença estatística no perfil demográfico (P>0,05). Adequado relaxamento mandíbula estava presente em 21 (70%) pacientes do Grupo II e 14 (46,6%) pacientes do grupo I (P> 0,05). Excelentes condições de inserção estavam presentes em 80% dos pacientes em ambos os grupos de fentanil e midazolam, respectivamente.

CONCLUSÃO: Midazolam e fentanil contribuíram para melhor inserção da máscara laríngea, embora o midazolam tenha proporcionado melhor relaxamento da mandíbula.

Leia o artigo original completo (GRÁTIS)

Comparative evaluation of fentanyl and midazolam with propofol induction on laryngeal mask airway insertion conditions: A study

Especialidades: Anestesiologia , Emergências Médicas Palavras-chave: , , ,

Copyright © 2014 - 2018. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade