A A A

Endomiocardiofibrose: Sete décadas depois no cenário nigeriano

INTRODUÇÃO: A endomiocardiofibrose (EMF), uma cardiomiopatia de etiologia incerta, é a cardiomiopatia restritiva mais comum em todo o mundo, sem nenhum tratamento específico e geralmente associada com mau prognóstico, devido à apresentação tardia. Descrita pela primeira vez na literatura em 1946 entre os africanos, a prevalência parece estar a diminuir, mas sem muita mudança em sua gestão na região, devido à apresentação tardia e capacidade de resposta cirúrgica inadequada. Na literatura foi anteriormente descrita como uma doença da floresta tropical, apenas restrita aos moradores das regiões costeiras. Apesar do crescente conhecimentos sobre a doença, não há o suficiente avanço em termos de intervenções terapêuticas para os doentes na Nigéria.

MATERIAIS E MÉTODOS: Entre Maio de 2010 e Julho de 2011, analisamos casos de endomiocardiofibrose na unidade de cardiologia de Jos University Teaching Hospital, Plateau State Nigéria.

RESULTADOS: O primeiro caso foi uma aluna de 18 anos de idade, com características de insuficiência cardíaca crônica que tinha sido anteriormente diagnosticada como tendo a doença cardíaca valvular reumática, mas teve EMF biventricular. Caso 2 era um homem de 33 anos de idade, que apresentou falta de ar e hemoptise e foi erradamente tratado como tuberculose. O ecocardiograma revelou EMF do ventrículo direito. O último caso foi de um agricultor de 27 anos de idade, com tosse, falta de ar progressiva e edema abdominal. Holter revelou arritmias atriais e ventriculares, e ecocardiograma mostrou derrame pericárdico com recursos do EMF do ventrículo direito. Ele tinha crises de arritmia com o colapso, e, finalmente, morreu de repente.

CONCLUSÃO: Houve pequenos avanços na gestão do EMF sete décadas depois que foi descoberto, e apesar de ser uma das principais causas de insuficiência cardíaca nos trópicos, a consciência sobre a doença e resposta a resposta terapêutica nestas áreas têm ficado para trás.

Fonte: Journal of Medical Society / Sep-Dec 2014 / Vol 28 | Issue 3

AUTORES: Godsent Chichebem Isiguzo, Onyebuchi Micheal2, James Audu Onuh, Adesua Sandra Muoneme, Nandom Kenneth Bitrus, Basil Nwaneri Okeahialam

Leia o Artigo Original: Endomyocardial fibrosis: Seven decades later in the Nigerian setting

Especialidades: Cardiologia Palavras-chave: ,

Copyright © 2014 - 2021. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade