A A A

Cirurgia da Válvula Mitral + Anuloplastia Tricúspide tem Melhor desfecho

O estudo publicado no Heart, mostrou benefício ao combinar plastia da válvula tricúspide à cirurgia da válvula mitral.

A anuloplastia é a reparação dos ânulos (uma estrutura em forma de anel que circula os folhetos das válvulas cardíacas) realizada habitualmente com a aplicação de um anel protésico (artificial). Atualmente ainda é controversa a combinação da plastia do anel da válvula tricúspide em pacientes indicados para cirurgia da válvula mitral (CVM). Este estudo que avaliou 150 pacientes, teve como objectivo avaliar o resultado final da cirurgia, o desfecho pós-cirúrgico e o efeito a médio prazo da anuloplastia tricúspide (AT) sobre a cirurgia da válvula mitral. O paciente foram incluídos entre 2006 e 2009 e seguidos até 2013, um tempo médio de folow-up de 5 anos. O desfecho simples avaliado foi a mortalidade por causa cardíaca e o desfecho composto foi a mortalidade ou hospitalização por causa cardíaca. Para avaliação do benefício da anuloplastia tricúspide no momento da cirurgia da válvula mitral foi usada a regressão de Cox ajustada.

A média de idade dos pacientes foi 67 anos, 82 dos pacientes incluídos apresentavam regurgitação tricúspide (RT) < 2/4 e foram submetidos a CVM isolada. Dos 68 pacientes com RT ≥2/4, 31  foram para CVM isolada e os restantes 37 foram para CVM + AT. Nos pacientes com RT ≥2/4 submetidos ao procedimento combinado apresentaram uma redução significativa da regurgitação tricúspide, até 5 anos de seguimento. O desfecho combinado em 1 ano ocorreu em 29% vs 6% para a CVM isolada e procedimento combinado respectivamente. Em 5 anos esta diferença foi de 57% vs 37% respectivamente. A sobrevida não ajustada foi pior naqueles com RT pré-operatório ≥2/4 comparado com os pacientes com RT >2/4 (logrank p=0.009). Quando ajustado o escore de risco para o desfecho combinado foi maior na CVM isolada vs procedimento combinado.

Os autores concluem que o procedimento combinado (cirurgia valvar mitral + anuloplastia tricúspide) resulta em uma diminuição do risco de mortalidade cardíaca e hospitalização em pacientes com RT pré-operatório ≥2 / 4.

 

Especialidades: Cardiologia , Cirurgia cardíaca , Valvopatias Palavras-chave: , , ,

Copyright © 2014 - 2021. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade