A A A

Uso de Multivitaminas e Risco de Acidente Vascular Cerebral – Revista Stroke

“O uso frequente de multivitaminas está associado com redução do risco total e da mortalidade por AVC isquêmico”, sugere estudo.

Um estudo publicado na revista Stroke chegou a esta conclusão após uma análise dos dados de 72.180 homens e mulheres do Japão, sem doença cardiovascular (DCV) e sem câncer, acompanhados durante uma média de 19,1 anos (1990 – 2009). A determinação do risco relativo (RR) de acidente vascular cerebral (AVC) e o uso de multivitaminas foi feita por modelos de regressão proporcional de Cox.

Durante o follow-up, foram verificadas 2087 mortes por AVC (1148 isquêmicos e 877 hemorrágicos). Após ajuste para factores de confusão, o uso de multivitaminas foi associada à menor risco de morte por total de AVC e por AVC isquêmico primário. Não foi verificada esta associação o AVC hemorrágico. Os resultados deste estudo mostraram ainda que a associação entre o uso de multivitaminas e risco menor de morte por AVC foi mais significativo entre aqueles que consumiam frutas e vegetais < 3 vezes/dia.

Stroke2015; 46: 1167-1172 – Leia o artigo

Especialidades: Medicina Interna , Neurologia Palavras-chave: , , , , , ,

Copyright © 2014 - 2018. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade